Compartilhar :)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Protocolo 25-07-10 - Cobra


PROTOCOLO – 25/07
Fala pessoal, tudo bem ??? 

Bem no dia 25/7 foi um dia marcante. Primeiro porque todos os membros do FORFÉ se encontraram para uma reunião histórica e nós, singelo grupo FORFEZINHO, havíamos combinado de cada indivíduo apresentar algo que todos pudessem aprender juntos, ou seja, seus dotes (bem dona de casa isso hauah). Porém, de última hora ficou combinado que o Fernando Gimenes  nos daria uma oficina, introdutória sobre Nelson Rodrigues. Algo totalmente novo, que não tem nada a haver com a comédia de costumes na qual trabalhamos tanto tempo, a começar no seu andar bem marcado como uma marcha, e cada parte do corpo separada de si, primeiro movimentava o pescoço para o lado desejado e depois o corpo e vice-versa. Houve um momento em que devíamos "criar" uma loucura, algo partindo de seu íntimo e expor de uma maneira que fosse natural, isso foi muito  interessante, até porque, imagine a cena, um bando de loucos gritando como se estivessem matando alguém....detalhe: logo que vc fazia isso, vc voltava para o estado considerado "normal" pela sociedade, sem gritos, nem loucuras, como se aquilo que acabou de fazer não tivesse ocorrido.
Muito bom , ver como cada um desenvolveu o seu estado de louco, acredito que o grande Nelson Rodrigues tem muito para nos oferecer.... e o FORFÉ  tbm, muito obrigado a todos, sempre!!!
Bjs no coração.

"TUDO QUE EU QUERO, EU CONSIGO"

Cobra

PROTOCOLO 08-08-10 ENGENHO CENTRAL - FELIPE DE MENEZES


PROTOCOLO DO DIA 08 DE AGOSTO DE 2010
 ENGENHO CENTRAL

Felipe de Menezes

Protocolo 08-08-10 Engenho - Neriane


PROTOCOLO DO DIA 08/08 - ENGENHO


                          AQUI ME ENCONTRO,
                          AQUI ME PERCEBO,
                          AQUI CONSTRUÍMOS OS ALICERCES DESSA MORADA,
                          AQUI NÃO HÁ CORES DETERMINADAS NAS PAREDES,
                          AQUI NÓS CRIAMOS!
Neriane

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Protocolo Neriane Libardi - 6º Encontro Forfezinho

Neriane Libardi


PROTOCOLO DO 6° ENCONTRO – 11/07/2010



No sexto encontro do projeto Forfezinho trabalhamos com o texto A exibição das palavras: uma ideia política do teatro, de Denis Guénoun.


O texto trata da questão do teatro como um ato político, no sentido de que as escolhas de como e o que fazer implicam consequências e interferem na ideia consciente ou inconsciente daquilo que eu quero transmitir. A maneira como eu monto um cenário; como eu desejo apresentar o espetáculo; o lugar que eu escolho para a peça, se é num teatro fechado, se é na rua... Tudo isso implica uma produção de sentido, onde as ações ganham intenção e significado.


As escolhas que realizo estão repletas de significados e implicam uma intenção. Mesmo que eu desconheça o que está por trás de uma ação, de um fato ou de uma maneira de organização, a partir do momento que escolho fazer de um jeito e não de outro, essa escolha por si só já significa uma intenção. Portanto por trás de uma escolha há sempre uma intenção.


Nós discutimos muito que escolher é importante, mas que mais importante ainda é a escolha consciente. É quando escolhemos sabendo qual é a nossa intenção, qual é o nosso objetivo; é quando percebemos o que está “por trás do pano”; é quando nos damos conta dos processos históricos e construções sociais que nos revelam porque tal coisa acontece de tal maneira e somos capazes de tomarmos uma posição crítica perante elas.


Quando reproduzidos algo precisamos ter a consciência do que estamos reproduzindo. As nossas escolhas devem sempre ter intenções conscientes.


Em cima do texto elaboramos questões, individualmente e depois em grupo, que nortearam nossas discussões sobre o fazer teatral e sobre as consequências das escolhas. Meu grupo (Dermes, Djeisa e eu) elaborou três questões: Por que o teatro é político? Qual a relação entre o público e o teatro? Em que medida elementos como palco, coro, definem o político no teatro?


As questões foram trocadas entre os grupos e cada grupo teve que abordá-las de forma cênica, de maneira a respondê-las, problematizá-las ou ilustrá-las.


Foi muito gostoso, adorei a discussão. Cada um pôde contribuir com suas idéias, suas interpretações e conclusões sobre o texto estudado.


Após esse momento de aprofundamento teórico, ensaiamos os esquetes do Experimento Arthur Azevedo que será apresentado no próximo dia 24.






PALAVRAS SOBRE O ENCONTRO: Conhecimento, escolha, objetivo, produção.


Neriane Libardi



Protocolo Samuka

Samuel Fernandes (Samuka)


FORFEZINHO – estamos no caminho certo !!!




Particularmente estou muito feliz com os resultados que o


nosso grupo vem conquistando...






Nossas cenas, nossa dedicação nas Oficinas,


a confiança de cada um de que tudo pode dar muito certo!


A amizade, o carinho, o amor que temos um com os outros


é algo que nos deixa cada dia mais fortes e vivos.


As Oficinas comunitárias começaram com 80 pessoas, já pensou? kkk


Depois que acabou o projeto, ficaram 35 pessoas.


Começamos uma batalha para que o projeto não tivesse fim,


afinal a primeira coisa que aprendemos foi:


“Teatro é um caminho só de ida, não tem fim e não tem volta”.


Bem-vindos ao Teatro!!


E assim fomos caminhando, caminhando... olho no olho!


Cumplicidade, respeito, dedicação, gratidão...


Hoje estamos com 13 pessoas!! Apaixonados e amantes da arte.






Augusto, Dermes, Djeisa, Eduardo (Edu), Eduardo (Eduardinho), Fernando, Joseane, Julio, Marcelo, Cobra, Neriane, Samuel, Wilma, Muka.






“Guerreiros e Sobreviventes – Galera ponta firme !!!”






Todos nós temos uma história para ser contada.


Das Oficinas, da amizade, do que é o Teatro!!!


De como cada indivíduo foi se transformando


e aos poucos se tornando parte do todo!!!


Hoje vejo que o Forfezinho, além de um grupo de estudos de Teatro,


É também uma família de vários povos que se uniram e se tornaram uma só gente.


Agradecemos!!! e Agradecemos ao ForFé!!!


Por sua dedicação e amor para cada membro dessa família...


Eles podem até não saber, ou sabem, que somos seus filhos.


Sentimos que o Forfé adotou a cada um de nós!






Obrigado ao Forfé e a todos os amigos e irmãos do Forfezinho!!






Eu sou o Samuka, esse é meu protocolo. Só não vale chorar...






Se emocionar pode ! Somos vencedores a cada dia.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Primeiro Encontro Forfezinho

Julio Santos





Protocolos de Imersão do Grupo Forfezinho
Primeiro Encontro

Naturalmente que o Primeiro Encontro foi no Bar da Branca, mas tivemos no domingo anterior uma Confraternização na Área de Lazer da Rua do Porto, onde os novos integrantes do Forfezinho oficialmente entraram no Grupo e onde pudemos compartilhar idéias, avisos e é claro, comer (Principalmente o Dermes) :)

Com a presença da Thais no  primeiro encontro, pudemos trabalhar muitas técnicas teatrais, como: Espaço, Prontidão e Imaginação, assim como Exercícios Cênicos, Respiratórios, Interpretação, Aquecimento Vocal, Jogos e Dinâmicas. Ensaiamos as cenas do Azevedo, fizemos Dinâmicas de Memorização, Concentração, Brincadeiras com Bola e ainda comemos cachorro-quente no final. (HUMMMM) :)

Contar até 20 uma pessoa de cada vez, sem errar, com calma e tranquilidade; tentar pegar a bola do seu time adversário e passá-la 15 vezes para integrantes de seu time sem deixá-la cair no chão e sem deixar o time adversário recuperá-la; andar pelo espaço em um personagem da cena do Azevedo ou inventado; encenar com e sem diálogos entre as personagens; exercitar o corpo e a voz foram exemplos do que nós fizemos no encontro na Nova América, onde foi sedido generosamente o espaço.

                                                      Julio Santos