Compartilhar :)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Protocolo Neriane Libardi - 6º Encontro Forfezinho

Neriane Libardi


PROTOCOLO DO 6° ENCONTRO – 11/07/2010



No sexto encontro do projeto Forfezinho trabalhamos com o texto A exibição das palavras: uma ideia política do teatro, de Denis Guénoun.


O texto trata da questão do teatro como um ato político, no sentido de que as escolhas de como e o que fazer implicam consequências e interferem na ideia consciente ou inconsciente daquilo que eu quero transmitir. A maneira como eu monto um cenário; como eu desejo apresentar o espetáculo; o lugar que eu escolho para a peça, se é num teatro fechado, se é na rua... Tudo isso implica uma produção de sentido, onde as ações ganham intenção e significado.


As escolhas que realizo estão repletas de significados e implicam uma intenção. Mesmo que eu desconheça o que está por trás de uma ação, de um fato ou de uma maneira de organização, a partir do momento que escolho fazer de um jeito e não de outro, essa escolha por si só já significa uma intenção. Portanto por trás de uma escolha há sempre uma intenção.


Nós discutimos muito que escolher é importante, mas que mais importante ainda é a escolha consciente. É quando escolhemos sabendo qual é a nossa intenção, qual é o nosso objetivo; é quando percebemos o que está “por trás do pano”; é quando nos damos conta dos processos históricos e construções sociais que nos revelam porque tal coisa acontece de tal maneira e somos capazes de tomarmos uma posição crítica perante elas.


Quando reproduzidos algo precisamos ter a consciência do que estamos reproduzindo. As nossas escolhas devem sempre ter intenções conscientes.


Em cima do texto elaboramos questões, individualmente e depois em grupo, que nortearam nossas discussões sobre o fazer teatral e sobre as consequências das escolhas. Meu grupo (Dermes, Djeisa e eu) elaborou três questões: Por que o teatro é político? Qual a relação entre o público e o teatro? Em que medida elementos como palco, coro, definem o político no teatro?


As questões foram trocadas entre os grupos e cada grupo teve que abordá-las de forma cênica, de maneira a respondê-las, problematizá-las ou ilustrá-las.


Foi muito gostoso, adorei a discussão. Cada um pôde contribuir com suas idéias, suas interpretações e conclusões sobre o texto estudado.


Após esse momento de aprofundamento teórico, ensaiamos os esquetes do Experimento Arthur Azevedo que será apresentado no próximo dia 24.






PALAVRAS SOBRE O ENCONTRO: Conhecimento, escolha, objetivo, produção.


Neriane Libardi



3 comentários:

  1. ADOREI SEU PROTOCOLO, NEH! MUITO BEM ELABORADO E CLARO! ATÉ QUEM NÃO SABE O Q SIGNIFICA TEATRO ENTENDE O SEU PROTOCOLO!!! BJOSSS E ABRAÇOSSS.... ATÉ MAIS...

    AH! E EU PRECISO LER ESSE LIVRO.... :) XD

    ResponderExcluir
  2. O texto abordado foi muito significativo, nos mostrou uma forma clara de ver coisas pequenas que muitas vezes não nos perguntamos como a questão do teatro como ato político, foi muito interessante...amei a oficina.....tive vários conhecimentos sobre o teatro...como a forma da posição da platéia dentro do teatro...tudo é feito pensando no todo...muito interessante

    ResponderExcluir